Seguidores

Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O COLONATO.

Estado de colono.
Entre os romanos, método de exploração da terra e tipo de relação social de produção, em que o colono e sua família ficavam ligados perpetuamente à terra que cultivavam. (Considerado uma das formas da transição do escravismo antigo à servidão feudal.).
O colonato é o sistema de trabalho em que escravos e plebeus pobres passaram a trabalhar como colonos para um grande Senhor de terra. O grande propietário oferecia terra e proteção para os colonos. Com isso foram criados vilas, que eram compostas por colonos. As cidades perderam importância devido ao surgimento das vilas.Se você gosta de ler, e pretende se aproundar no colonato, veja e leia o texto sobre o mesmo no seguinte site: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/colonato.htm

O colonato é uma forma de organização econômica e social rural na qual o trabalhador arrenda uma porção de terra sob condição de destinar parte de sua produção como pagamento ao proprietário. O colono é denominado meeiro quando metade da produção obtida com o cultivo tiver que ser paga ao proprietário da terra.
Uma outra forma de colonato é reservar um ou mais dias da semana para dedicar-se ao cultivo da terra do proprietário.
Encontramos o colonato também durante o feudalismo europeu, onde o servo tinha que trabalhar alguns dias da semana no manso senhorial ou no manso comunal.

Beijinhos Carol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário