Seguidores

Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O SISTEMA FEUDAL.

A origem do feudalismo foi desencadeada a partir da crise romana. O feudalismo foi uma formação social que era feita de valores romanos, católicos e germânicos. Este sistema dominou a vida dos reinos europeus do século X e o século XIII.

     O FEUDALISMO TEVE EM SUAS ORIGENS VÁRIOS ASPECTOS:

>>Houve um grande retorno ao campo; a ruralização da sociedade européia aconteceu no iníciu do feudalismo, pois o comércio foi abandonado como principal atividade econômica.
>>Pequenas propriedades de terras deapareceram; essas pequenas propriedades se arruinaram economicamente e foram incorporadas às grandes propriedades. Os grandes proprietários de terra foram ampliando seus poderes locais.
>>Apareceu o colonato; o colonato é o sistema de trabalho em que escravos e plebeus pobres passaram a trabalhar como colonos para um grande Senhor de terra. O grande propietário oferecia terra e proteção para os colonos. Com isso foram criados vilas, que eram compostas por colonos. As cidades perderam importância devido ao surgimento das vilas.

Veja mais sobre o colonato clicando em: http://cbpgcarol.blogspot.com.br/2012/04/o-colonato.html

O sitema feudal dominou durante um longo período de tempo, em toda a Europa Ocidental. Por se estender a uma área tão grande não foi idêntico em todos os lugares. Mas há características comuns como: o rei teve seu poder enfraquecido, uso do trabalho servil no campo, a vida rural foi fortalecida, etc...

Mas veja de forma detalhada como era o sistema feudal nos aspectos político, social e econômico nas próximas postagens desse blog.

Beijinhos Carol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário